Pela primeira vez na história, Bairro Professora Maria das Graças de Souza Pinto ganha unidade de saúde

Por Marcos Cardial | Assecom AIA

Prestes a completar 17 anos, o Bairro Professora Maria das Graças de Souza Pinto recebeu a primeira unidade de saúde. A inauguração do Posto de Atendimento Francisca Flávio de Souza Garcia aconteceu na manhã desta segunda-feira (22), às 11h (horário de Brasília). O ato, transmitido pelas redes sociais, reuniu autoridades locais e seguiu protocolos de distanciamento social e uso de máscaras.

A nova unidade vai assegurar aos moradores do bairro mais comodidade no atendimento em saúde, visto que até então teriam de se deslocar ao Bairro Nossa Senhora Aparecida. O Bairro Professora Maria das Graças de Souza Pinto é o mais recente criado em Alto Araguaia. Surgiu 03 de outubro de 2004.

“Com muita alegria inauguramos este posto de atendimento. É um anseio antigo da comunidade. Hoje o atendimento em saúde é no próprio bairro. É fruto de emenda do deputado Juarez Costa, que deu fôlego financeiro para esse investimento. O atendimento de saúde fica mais próximo do cidadão”, disse o prefeito Gustavo Melo (PSB).

Morador do Bairro e filho da homenageada que leva o nome da unidade, Thiago de Souza Garcia ressaltou que o posto de atendimento assegura um atendimento mais próximo da comunidade. “Para nós é de grande importância essa unidade de saúde, especialmente as pessoas mais carentes que não tem meios de locomoção. Para mim é um grande privilégio ter o nome da minha mãe nesta unidade. Ela foi enfermeira em Alto Araguaia por 22 anos. Como filho e morador do bairro fiquei muito feliz e emocionado”, citou.

A secretária de Saúde, Manoela Nunes de Souza, explicou que a unidade já inicia os atendimentos nesta segunda-feira (22). “Nada mais justo que abrir este posto de atendimento no Bairro Professora Maria das Graças para beneficiar esses moradores. Vai reduzir o fluxo no PSF Vanessa Welter e os moradores serão atendidos mais próximo de casa. A distância vai diminuir, mas o atendimento será o mesmo de qualquer outro PSF dentro do próprio bairro. Os moradores podem vir e agendar suas consultas”, frisou.

A unidade conta com sala de curativo, triagem, medicação, sala de observação, consultório médico e de enfermagem, recepção e espaço de circulação entre os ambientes, além de banheiros.

Participaram da solenidade o vice-prefeito Freud Fraga (DEM); secretária de Saúde Manoela Nunes de Souza; demais secretários Manoelito Rezende (Administração), Welton Vilela (Finanças e Planejamento) e João Dias (Agricultura); o coordenador da atenção básica Cleomar Vilela; vereadores Vanderlei Marques, Henrique Pyter e André Leal.